quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Os restos mortais do rei Ricardo III

Pelos jornais....

Os restos mortais do rei Ricardo III, localizados na segunda-feira após 500 anos de busca, estão a ser motivo de disputa em Inglaterra, onde especialistas e autoridades locais debatem sobre o lugar onde deve ser enterrado.
A catedral de Leicester foi escolhida como o lugar definitivo de descanso, por ter sido nessa cidade que foram encontrados os seus restos mortais e identificados mediante provas de ADN por cientistas locais.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Nada ou tudo?


De repente, uma questão? Nada ou tudo? Não sei a resposta, vou perguntar aos meus caros colegas de Filosofia. De repente, nada porque a escola (instituição) já não é a mesma "coisa", até tenho a Zon, mas não é por aí...Um desencanto???
O que vale é que o tudo suplanta o nada e esse tudo são os alunos. É por eles que estou aqui, é por eles que vou continuar, depois de um tempo de ausência, a construir o blog, com posts meus e participação deles, dos alunos.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

VIVA A REPÚBLICA


Foi há 100 anos que a República foi proclamada por José Relvas na varanda dos Paços do Concelho de Lisboa. Para saber mais é obrigatório consultar o blog que criamos na Escola Secundaria de Oliveira de Frades http://noseocentenario.blogspot.com/
Hoje, 5 de Outubro de 2010, a República está a ser comemorada em todo o país. O momento alto destas comemorações aconteceu no lugar onde há cem anos se gritou Viva a República. Mas as comemorações continuam até Agosto de 2011. Acompanhe as actividades no site oficial http://www.centenariorepublica.pt/

terça-feira, 20 de abril de 2010

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

TUTANKAMON


Tutankamon, o “faraó menino”, que morreu com 19 anos, há 3344 anos, e cujo túmulo nos fascina desde que foi descoberto, em 1922, era frágil e sofria de muitas maleitas, mas terá sido a malária cerebral que o matou. Mas sofria também de doenças degenerativas dos ossos, concluíram os cientistas que analisaram a sua múmia com as mais modernas técnicas de análise genéticas. Testes de ADN à múmia revelaram a presença do parasita Plasmodium falciparum, que causa a malária — o que não é surpreendente num local como o Vale do Nilo, que sofre inundações periódicas. E análises a 11 outras múmias, com técnicas semelhantes às que permitem estabelecer as relações de parentesco, levaram os cientistas a estabelecer relações familiares ao longo de cinco gerações da linhagem de Tut, entre as quais o seu pai, a sua mãe e avó.A investigação, publicada na revista científica Journal of the American Medical Association, foi dirigida por Zahi Hawass, o responsável do Conselho Supremo de Antiguidades Egípcias, com cientistas do Egipto, Alemanha e Itália.Tutankamon apresenta indícios de sofrer de doença de Koheler do tipo II, que afecta os ossos e não lhe teria causado a morte. Mas sofria também de necrose avascular, que resulta da perda da provisão de sangue aos ossos: sem ele, os ossos morrem.


Publicado no Público


terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Centenário da República



No domingo, dia 31 de Janeiro. começaram as comemorações do Centenário da República. Este blog vai acompanhar as comemorações através do site oficial das comemorações
http://www.centenariorepublica.pt/
e pelo blog
http://noseocentenario.blogspot.com/
Este blog é de autoria dos professores de História da Escola EB2,3/S de Oliveira de Frades.
Viva a República.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ÁGORA




Está em exibição o último filme de Alejandro Amenábar , Ágora, cuja acção se desenrola em Alexandria no ano 391 da era actual. A protagonista do filme é Hipátia (papel desempenhado por Rachel Weisz) morta em 415 por uma multidão de cristãos em fúria.

Eu já vi e recomendo vivamente.

«O último cientista a trabalhar na biblioteca [de Alexandria] foi... uma mulher! Distinguiu-se na matemática, na astronomia, na física e foi ainda responsável pela escola de filosofia neoplatónica - uma extraordinária diversificação de actividades para qualquer pessoa daquela época. O seu nome, Hipátia. Nasceu em Alexandria em 370. Numa época em que as mulheres tinham poucas oportunidades e eram tratadas como objectos, Hipátia moveu-se livremente e sem problemas nos domínios que pertenciam tradicionalmente aos homens. Segundo todos os testemunhos, era de grande beleza. Tinha muitos pretendentes mas rejeitou todas as propostas de casamento. A Alexandria do tempo de Hipátia - então desde há muito sob o domínio romano - era uma cidade onde se vivia sob grande pressão. A escravidão tinha retirado à civilização clássica a sua vitalidade, a Igreja Cristã consolidava-se e tentava eliminar a influência e a cultura pagãs.Hipátia encontrava-se no meio dessas poderosas forças sociais. Cirilo, o arcebispo de Alexandria, desprezava-a por causa da sua estreita relação com o imperador romano, e porque ela era um símbolo da sabedoria e da ciência, que a Igreja nascente identificava com o paganismo. Apesar do grande perigo que corria, continuou a ensinar e a publicar até que, no ano de 415, a caminho do seu trabalho, foi atacada por um grupo de fanáticos partidários do arcebispo Cirilo. Arrastaram-na para fora do carro, arrancaram-lhe as roupas e, com conchas de abalone, separaram-lhe a carne dos ossos. Os seus restos foram queimados, os seus trabalhos destruídos, o seu nome esquecido. Cirilo foi santificado».

Carl Sagan, Cosmo