sábado, 24 de outubro de 2009

Crash da Bolsa de Nova Iorque foi há 80 anos


A 24 de Outubro de 1929 dava-se a primeira crise financeira naquela, que ficou conhecida como quinta-feira negra. A Bolsa de Nova Iorque sofreu a maior queda da história. Era o início da Grande Depressão.

Milhares de investidores perderam tudo em apenas 24 horas. As acções afundaram em bolsa como nunca antes tinha sido visto e provocaram perdas avultadas de investidores que se haviam endividado para apostar no mercado.


Em oito décadas depois uma nova crise financeira volta a provocar o caos. Milhares de pessoas perderam o trabalho e a taxa de desemprego atingiu níveis recordes. Muitos defendem que o pior já passou, o passado aconselha prudência.


SAIBA MAIS:



quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Museu Guggenheim de Nova Iorque - 50 anos:


Hoje, 21 de Outubro, o Museu Guggenheim de Nova Iorque faz 50 anos.


Projectado pelo arquitecto norte-americano Frank Lloyd Wright, o Museu Solomon Robert Guggenheim de Nova Iorque, em homenagem ao criador da fundação homónima e do museu, foi inaugurado a 21 de Outubro de 1959, escassos meses depois da morte de quem o desenhara.
"Se se pode falar de ícone em relação à arquitectura, é um ícone", garante Álvaro Siza Vieira em declarações à agência Lusa.

Perto de 100 obras de Vasily Kandinsky estão expostas desde sexta-feira no Museu Guggenheim de Nova Iorque, numa iniciativa que pretende fazer uma retrospectiva daquele pintor abstracto e assinalar o 50º aniversário do Museu.
Kandinsky foi um dos pintores abastractos mais importantes dos primeiros anos do século XX e é um dos artistas mais ligados à história do Guggenheim de Nova Iorque, uma vez que este é um dos três grandes depositários da obra do pintor, juntamente com o Centro Pompidou (França) e a Galeria Staedtische de Lenbachhaus und Kunstbau (Alemanha).

sábado, 17 de outubro de 2009

Leonardo da Vinci, um novo quadro



Peritos de arte acreditam ter encontrado um novo quadro do pintor italiano Leonardo da Vinci, devido à descoberta de uma impressão digital com 500 anos.


O quadro, de 33 por 23 centímetros, foi vendido em 1998 num leilão em Nova Iorque por 19000 dólares (cerca de 12800 euros) mas, se a nova atribuição for verdadeira, poderá alcançar os 150.000 milhões de dólares (101.500 milhões de euros), segundo os peritos.
A datação pelo método do carbono e as análises com raios infra-vermelhos da técnica do artista permitem chegar também a essa conclusão, mas o que parece determinante é esse fragmento de impressão digital captado por uma câmara multiespectral da empresa Lumière Technology.
Segundo Peter Paul Biro, um perito forense em arte do Canadá, a impressão digital corresponde à ponta do dedo indicador e é "muito parecida" com a encontrada num "São Jerónimo" do pintor renascentista italiano que se conserva no Vaticano.
O jornal "The Times" informa que Martin Kemp, professor emérito de História de Arte da Universidade de Oxford, teve inicialmente uma reacção de incredulidade mas está agora convencido de que se trata de uma obra de Da Vinci.
A obra em questão foi leiloada com o título de "Jovem de Perfil com Vestido do Renascimento", mas Kemp rebaptizou-a como "La Bella Principessa" (A bela princesa) depois de a identificar, "por um processo de eliminação", con Bianca Sforza, filha de Ludovico Sforza (1452-1508), duque de Milão, e da sua amante Bernardina de Corradis.
Se realmente for de Leonardo, como acredita Kemp, esta será a única obra de Leonardo sobre pergaminho.
Ainda segundo Kemp, o pintor renascentista, em 1494, informou-se junto do artista francês Jean Perréal acerca da técnica do uso de giz de cores sobre pergaminho.
O quadro foi adquirido em 1998 por uma negociante de arte nova-iorquina, Kate Ganza, que o vendeu pela mesma quantia ao perito Preter Silverman em 2007, pensando tratar-se da obra de "um artista alemão que havia estudado em Itália, onde se tinha familiarizado com a obra de Leonardo".
Quando Silverman viu o quadro emocionou-se, porque pensou que poderia ser obra de um artista de Florença ou mesmo do próprio Da Vinci.
As análises com a técnica do carbono-14 permitem datar o pergaminho de entre 1440 e 1650 e as efectuadas com análises por raios infra-vermelhos revelam paralelismos com outras obras de Leonardo.

A História em Movimento....

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Poema Surrealista 12ºC

No dia 13 de Outubro, na aula de História, quando caracterizamos o Surrealismo, propus aos meus alunos do 12º C, que criassem um poema colectivo utilizando a CADAVRE EXQUIS, técnica adoptada por artistas surrealistas para provocar a livre associação de imagens fora do contexto habitual. Trata-se de um jogo gráfico sobre papel dobrado. Consiste na realização de um desenho colectivo, sem que nenhum dos intervenientes saiba o que fizeram os outros, aproveitando apenas os traços de ligação (pistas) deixados sobre as dobras do papel. Ao desdobrar, verifica-se, com surpresa, a relação inesperada entre as figuras desenhadas.
Em vez de imagens escrevemos, à vez, palavras. Eis o resultado surreal:
Criatividade genial
Mundos surreais
Faz frio lá fora,
Heróis
Da arte
Extraordinário
A borboleta que voa sem asas
Hoje e sempre
Contraditórios
Medo
Liberdade
A vida é para ser vivida
Felicidade mascarada?
Amor
Saudade
Criatividade
Tempo
Fantasticamente estranho,
A Pé
Para Coimbra
Uma Viagem
Do Surrealismo
Coca-cola
Emoção
E chocolate.
12º C, alunos de História - Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pistolas de D.Pedro IV


Pistolas de D. Pedro IV recuperadas depois de terem sido roubadas em 1973.

Para descobrir como consulte




sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PRÉMIO NOBEL DA PAZ

Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reagiu à atribuição do prémio Nobel da Paz dizendo que «é um apelo à acção para os desafios do séc. XXI». Obama mostrou-se «surpreendido» e disse sentir-se «profundamente humilde por ter recebido» o galardão.
O presidente americano confessou a sua intenção de contribuir para «um mundo mais tolerante respeitando as diferenças entre raças e religiões» e de ajudar ultrapassar alguns desafios como «a eliminação das armas nucleares».
Na condição de «líder de um país que pretende acabar com a guerra», Obama acrescentou: «sinto que não mereço este prémio», mas «aceito-o como um apelo à acção para os desafios globais do século XXI».
Acreditamos neste líder. Força Obama.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ardi


Ardi”, o novo antepassado comum entre o homem e o macaco
A descoberta na Etiópia nos anos 90 do mais antigo esqueleto do hominídeo, com 4,4 milhões de anos, revela um nova etapa da evolução do Homem e o antepassado comum entre humanos e macacos, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pela revista Science. “Ardi” destrona assim “Lucy” no título “a mais antiga antepassada do Homem”.
O resgate entre 1992 e 1994 deste esqueleto fossilizado, peça por peça, assim como de dezenas de outros fósseis pertencentes à mesma espécie de hominídeo - o Ardipithecus ramidus revelou características biológicas até então desconhecidas do primeiro elo na evolução do homem desde suas origens.
Este fóssil de uma fêmea baptizada "Ardi" é o esqueleto mais antigo conhecido do ramo humano da família dos primatas, que compreende os Homo sapiens assim como as espécies mais próximas do homem como os chimpanzés ou os bonobos (chimpanzés pigmeus), explica a equipa internacional de paleo-antropólogos que publicaram 12 estudos sobre o assunto na Science.
A análise do crânio, dos dentes, da pélvis, das mãos, dos pés e de outros ossos de “Ardi” levaram os cientistas a deduzir que se tratava de uma fêmea bípede, que pesava 50 kg e media 1,20 metros.
A descoberta de “Ardi” explica como os hominídeos - que engloba a família dos grandes símios, entre os quais os humanos, os chimpanzés, os gorilas e os orangotangos - podem todos descender
de um antepassado comum, explicou Giday WoldeGabriel, do Laboratório Nacional de Los Alamos (Novo México), que dirigiu os estudos de datação geológica do local da descoberta.
Calculava-se que o último antepassado comum aos humanos e chimpanzés tinha vivido há cerca de seis milhões de anos. Até a descoberta de “Ardi”, o elo mais antigo conhecido da evolução do homem era um "homem-macaco" bípede dotado de um pequeno cérebro e que viveu entre um e quatro milhões de anos atrás – o Australopithecus.

domingo, 4 de outubro de 2009

Porquê este blogue?

Este blogue pretende ser um contributo para que se faça justiça à História. A História tem de ser valorizada por nós, professores de História, tem de ser posta em movimento e chegar aos que, tal velhos do restelo, a minimizam porque não a conhecem, em absoluto!

Com este blogue quero "dar" aos meus alunos uma ferramenta que os ajude a consolidar os seus conhecimentos e a despertá-los para a pesquisa.

Com História em Movimento pretendemos receber e partilhar saberes, divulgar descobertas que mostram que a História evolui, que a História constroi-se. Estamos aqui.