sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
John Lennon e Declaração Universal dos Direitos Humanos
Monumento a John Lennon, Central Park, Nova Iorque (Imagine)
Cumpriu-se, no dia 8 de Dezembro, o 29.º aniversário da morte de John Lennon, a quem um fã tirou a vida em frente ao prédio onde o músico morava, em Nova Iorque, com quatro tiros de revólver.
Falecido aos 40 anos, Lennon deixou as suas impressões digitais em ramos que excedem a música, nomeadamente a nível político, tendo sido um activista incansável em favor da paz mundial.
No dia 10 de Dezembro fez 61 anos a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Uma utopia?
Para Lenon sem dúvida! Foi-lhe roubado o direito à vida.
Descubra o amor que John Lenon tinha por Nova Iorque
http://jornal.publico.clix.pt/noticia/08-12-2009/a-nova-iorque--de-john-lennon-18367260.htm
Conheça o texto integral da DUDH
http://www.fd.uc.pt/hrc/enciclopedia/onu/textos_onu/dudh.pdf
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
1 de Dezembro de 1640

Liguei a televisão, acompanhei os serviços noticiosos, mas em nenhum ouvi falar sobre o acontecimento que fez do dia 1 de Dezembro feriado nacional em Portugal! Nada! Do Dia Internacional da Sida, sim, da entrada em vigor do Tratado de Lisboa, sim, mas do que aconteceu no dia 1 de Dezembro de 1640? Nada! Apenas feriado no calendário? Na Internet pesquisei e li "Uma pequena cerimónia na Praça dos Restauradores, em Lisboa, assinalou hoje a restauração da independência de Portugal em relação a Espanha, conseguida a 1 de Dezembro de 1640." (notícia Renascença)
Vamos reviver o que aconteceu no dia 1 de Dezembro de 1640 consultando os sites:
http://ebicuba.drealentejo.pt/ebicuba/dezembro1/dezembr1.htm
http://www.areamilitar.net/HistBCR.aspx?N=82
http://www.leme.pt/historia/efemerides/1201/
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
CONVENÇÂO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

No dia 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram, por unanimidade. a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.
Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e tembém pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança. Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.
Se a legislação mudasse a realidade, as crianças de todo o mundo estariam perto da situação ideal. A Convenção sobre os Direitos da Criança, adoptada há exactamente 20 anos, a 20 de Novembro de 1989, é o tratado mais ratificado da História.
Duas décadas depois, porém, os abusos e os atropelos multiplicam-se. Até quando?
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Fim da 1ª Grande Guerra Mundial

O 91º aniversário do final da I Guerra Mundial foi recordado hoje um pouco por todo o planeta. Em 1918, as armas calaram-se dia 11 do mês 11, às 11:11, com a entrada em vigor do armistício. Esta quarta-feira, o presidente dos EUA, Barack Obama, rendeu homenagem aos soldados caídos, tal como fizeram a rainha de Inglaterra, em Londres, e Nicolas Sarkozy e Angela Merkel em Paris.
Descubra mais nos sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
20 anos da Queda do Muro de Berlim

O mundo celebra hoje a queda do Muro de Berlim. Faz hoje precisamente 20 anos que o símbolo da divisão da Alemanha e da Guerra Fria caiu quando na noite de 9 de Novembro de 1989 uma multidão de pessoas da parte leste da cidade avançou rumo aos postos fronteiriços que separavam os habitantes da zona leste de Berlim da liberdade vivida a ocidente.
O Muro de Berlim, também chamado do Muro da Vergonha, viu iniciada a sua construção a 13 de Agosto de 1961 e acabou por vir abaixo a 9 de Novembro de 1989 em plena fase da Perestroika, que percorria a extinta União Soviética, e no decorrer de um período de protesto às restrições impostas pela ex-República Democrática Alemã.
O muro, permaneceu de pé por 28 anos, dois meses e 27 dias. Na sua construção, decidida na reunião do Pacto de Varsóvia (Moscovo, junho de 1961) por iniciativa da então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), trabalharam cerca de 40 mil soldados e policiais da RDA. O muro cruzava Berlim e rodeava a parte ocidental, transformando-a em uma "ilha". A sua origem está na divisão da Alemanha, decidida pelas potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial (Estados Unidos, Reino Unido, França e URSS) e que, em 1949, acabou gerando dois países: a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) e a RDA.
9/11/89 Um dia inesquecível para a história da Europa e do Mundo. Para saber mais consulte:
sábado, 24 de outubro de 2009
Crash da Bolsa de Nova Iorque foi há 80 anos

A 24 de Outubro de 1929 dava-se a primeira crise financeira naquela, que ficou conhecida como quinta-feira negra. A Bolsa de Nova Iorque sofreu a maior queda da história. Era o início da Grande Depressão.
Milhares de investidores perderam tudo em apenas 24 horas. As acções afundaram em bolsa como nunca antes tinha sido visto e provocaram perdas avultadas de investidores que se haviam endividado para apostar no mercado.
Em oito décadas depois uma nova crise financeira volta a provocar o caos. Milhares de pessoas perderam o trabalho e a taxa de desemprego atingiu níveis recordes. Muitos defendem que o pior já passou, o passado aconselha prudência.
SAIBA MAIS:
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Museu Guggenheim de Nova Iorque - 50 anos:

Hoje, 21 de Outubro, o Museu Guggenheim de Nova Iorque faz 50 anos.
Projectado pelo arquitecto norte-americano Frank Lloyd Wright, o Museu Solomon Robert Guggenheim de Nova Iorque, em homenagem ao criador da fundação homónima e do museu, foi inaugurado a 21 de Outubro de 1959, escassos meses depois da morte de quem o desenhara.
"Se se pode falar de ícone em relação à arquitectura, é um ícone", garante Álvaro Siza Vieira em declarações à agência Lusa.
Projectado pelo arquitecto norte-americano Frank Lloyd Wright, o Museu Solomon Robert Guggenheim de Nova Iorque, em homenagem ao criador da fundação homónima e do museu, foi inaugurado a 21 de Outubro de 1959, escassos meses depois da morte de quem o desenhara.
"Se se pode falar de ícone em relação à arquitectura, é um ícone", garante Álvaro Siza Vieira em declarações à agência Lusa.
Perto de 100 obras de Vasily Kandinsky estão expostas desde sexta-feira no Museu Guggenheim de Nova Iorque, numa iniciativa que pretende fazer uma retrospectiva daquele pintor abstracto e assinalar o 50º aniversário do Museu.
Kandinsky foi um dos pintores abastractos mais importantes dos primeiros anos do século XX e é um dos artistas mais ligados à história do Guggenheim de Nova Iorque, uma vez que este é um dos três grandes depositários da obra do pintor, juntamente com o Centro Pompidou (França) e a Galeria Staedtische de Lenbachhaus und Kunstbau (Alemanha).
Kandinsky foi um dos pintores abastractos mais importantes dos primeiros anos do século XX e é um dos artistas mais ligados à história do Guggenheim de Nova Iorque, uma vez que este é um dos três grandes depositários da obra do pintor, juntamente com o Centro Pompidou (França) e a Galeria Staedtische de Lenbachhaus und Kunstbau (Alemanha).
sábado, 17 de outubro de 2009
Leonardo da Vinci, um novo quadro

Peritos de arte acreditam ter encontrado um novo quadro do pintor italiano Leonardo da Vinci, devido à descoberta de uma impressão digital com 500 anos.
O quadro, de 33 por 23 centímetros, foi vendido em 1998 num leilão em Nova Iorque por 19000 dólares (cerca de 12800 euros) mas, se a nova atribuição for verdadeira, poderá alcançar os 150.000 milhões de dólares (101.500 milhões de euros), segundo os peritos.
A datação pelo método do carbono e as análises com raios infra-vermelhos da técnica do artista permitem chegar também a essa conclusão, mas o que parece determinante é esse fragmento de impressão digital captado por uma câmara multiespectral da empresa Lumière Technology.
Segundo Peter Paul Biro, um perito forense em arte do Canadá, a impressão digital corresponde à ponta do dedo indicador e é "muito parecida" com a encontrada num "São Jerónimo" do pintor renascentista italiano que se conserva no Vaticano.
O jornal "The Times" informa que Martin Kemp, professor emérito de História de Arte da Universidade de Oxford, teve inicialmente uma reacção de incredulidade mas está agora convencido de que se trata de uma obra de Da Vinci.
A obra em questão foi leiloada com o título de "Jovem de Perfil com Vestido do Renascimento", mas Kemp rebaptizou-a como "La Bella Principessa" (A bela princesa) depois de a identificar, "por um processo de eliminação", con Bianca Sforza, filha de Ludovico Sforza (1452-1508), duque de Milão, e da sua amante Bernardina de Corradis.
Se realmente for de Leonardo, como acredita Kemp, esta será a única obra de Leonardo sobre pergaminho.
Ainda segundo Kemp, o pintor renascentista, em 1494, informou-se junto do artista francês Jean Perréal acerca da técnica do uso de giz de cores sobre pergaminho.
O quadro foi adquirido em 1998 por uma negociante de arte nova-iorquina, Kate Ganza, que o vendeu pela mesma quantia ao perito Preter Silverman em 2007, pensando tratar-se da obra de "um artista alemão que havia estudado em Itália, onde se tinha familiarizado com a obra de Leonardo".
Quando Silverman viu o quadro emocionou-se, porque pensou que poderia ser obra de um artista de Florença ou mesmo do próprio Da Vinci.
As análises com a técnica do carbono-14 permitem datar o pergaminho de entre 1440 e 1650 e as efectuadas com análises por raios infra-vermelhos revelam paralelismos com outras obras de Leonardo.
A História em Movimento....
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Poema Surrealista 12ºC
No dia 13 de Outubro, na aula de História, quando caracterizamos o Surrealismo, propus aos meus alunos do 12º C, que criassem um poema colectivo utilizando a CADAVRE EXQUIS, técnica adoptada por artistas surrealistas para provocar a livre associação de imagens fora do contexto habitual. Trata-se de um jogo gráfico sobre papel dobrado. Consiste na realização de um desenho colectivo, sem que nenhum dos intervenientes saiba o que fizeram os outros, aproveitando apenas os traços de ligação (pistas) deixados sobre as dobras do papel. Ao desdobrar, verifica-se, com surpresa, a relação inesperada entre as figuras desenhadas.
Em vez de imagens escrevemos, à vez, palavras. Eis o resultado surreal:
Criatividade genial
Mundos surreais
Faz frio lá fora,
Heróis
Da arte
Extraordinário
A borboleta que voa sem asas
Hoje e sempre
Contraditórios
Medo
Liberdade
A vida é para ser vivida
Felicidade mascarada?
Amor
Saudade
Criatividade
Tempo
Fantasticamente estranho,
A Pé
Para Coimbra
Uma Viagem
Do Surrealismo
Coca-cola
Emoção
E chocolate.
12º C, alunos de História - Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Pistolas de D.Pedro IV
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
PRÉMIO NOBEL DA PAZ
Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reagiu à atribuição do prémio Nobel da Paz dizendo que «é um apelo à acção para os desafios do séc. XXI». Obama mostrou-se «surpreendido» e disse sentir-se «profundamente humilde por ter recebido» o galardão.
O presidente americano confessou a sua intenção de contribuir para «um mundo mais tolerante respeitando as diferenças entre raças e religiões» e de ajudar ultrapassar alguns desafios como «a eliminação das armas nucleares».
Na condição de «líder de um país que pretende acabar com a guerra», Obama acrescentou: «sinto que não mereço este prémio», mas «aceito-o como um apelo à acção para os desafios globais do século XXI».
Acreditamos neste líder. Força Obama.
O presidente americano confessou a sua intenção de contribuir para «um mundo mais tolerante respeitando as diferenças entre raças e religiões» e de ajudar ultrapassar alguns desafios como «a eliminação das armas nucleares».
Na condição de «líder de um país que pretende acabar com a guerra», Obama acrescentou: «sinto que não mereço este prémio», mas «aceito-o como um apelo à acção para os desafios globais do século XXI».
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Ardi

“Ardi”, o novo antepassado comum entre o homem e o macaco
A descoberta na Etiópia nos anos 90 do mais antigo esqueleto do hominídeo, com 4,4 milhões de anos, revela um nova etapa da evolução do Homem e o antepassado comum entre humanos e macacos, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pela revista Science. “Ardi” destrona assim “Lucy” no título “a mais antiga antepassada do Homem”.
O resgate entre 1992 e 1994 deste esqueleto fossilizado, peça por peça, assim como de dezenas de outros fósseis pertencentes à mesma espécie de hominídeo - o Ardipithecus ramidus revelou características biológicas até então desconhecidas do primeiro elo na evolução do homem desde suas origens.
Este fóssil de uma fêmea baptizada "Ardi" é o esqueleto mais antigo conhecido do ramo humano da família dos primatas, que compreende os Homo sapiens assim como as espécies mais próximas do homem como os chimpanzés ou os bonobos (chimpanzés pigmeus), explica a equipa internacional de paleo-antropólogos que publicaram 12 estudos sobre o assunto na Science.
A análise do crânio, dos dentes, da pélvis, das mãos, dos pés e de outros ossos de “Ardi” levaram os cientistas a deduzir que se tratava de uma fêmea bípede, que pesava 50 kg e media 1,20 metros.
A descoberta de “Ardi” explica como os hominídeos - que engloba a família dos grandes símios, entre os quais os humanos, os chimpanzés, os gorilas e os orangotangos - podem todos descender
de um antepassado comum, explicou Giday WoldeGabriel, do Laboratório Nacional de Los Alamos (Novo México), que dirigiu os estudos de datação geológica do local da descoberta.
Calculava-se que o último antepassado comum aos humanos e chimpanzés tinha vivido há cerca de seis milhões de anos. Até a descoberta de “Ardi”, o elo mais antigo conhecido da evolução do homem era um "homem-macaco" bípede dotado de um pequeno cérebro e que viveu entre um e quatro milhões de anos atrás – o Australopithecus.
domingo, 4 de outubro de 2009
Porquê este blogue?
Este blogue pretende ser um contributo para que se faça justiça à História. A História tem de ser valorizada por nós, professores de História, tem de ser posta em movimento e chegar aos que, tal velhos do restelo, a minimizam porque não a conhecem, em absoluto!
Com este blogue quero "dar" aos meus alunos uma ferramenta que os ajude a consolidar os seus conhecimentos e a despertá-los para a pesquisa.
Com História em Movimento pretendemos receber e partilhar saberes, divulgar descobertas que mostram que a História evolui, que a História constroi-se. Estamos aqui.
Com este blogue quero "dar" aos meus alunos uma ferramenta que os ajude a consolidar os seus conhecimentos e a despertá-los para a pesquisa.
Com História em Movimento pretendemos receber e partilhar saberes, divulgar descobertas que mostram que a História evolui, que a História constroi-se. Estamos aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

